A toca  do cão coxo

2ª versão

[na toca]
[manifesto]
[tanx]
[minhocas]
[compiladores]
[Mondrian]
[ora bolas]
[dona]
[projectos]

Foi Piet Mondrian, de entre os mais prominentes pintores geométrico do século  XX, quem desenvolveu uma austera arte de linhas pretas e  retângulos coloridos colocados contra fundos brancas. Mondrian desejava criar não só uma nova arte mas também uma nova percepção de vida. Na sua visão, as  contradições do mundo moderno -- por exemplo, a disciplina imposta pela  tecnologia versus a liberdade do indivíduo -- foram mais aparentes que reais. Por ascender acima do particular (ou a tradição de arte  representational) ao general (ou  arte abstrata), a humanidade pode alcançar uma nova síntese metafísica. Esta crença é implícita em pinturas que para algumas pessoas não parecem  mais do que altas aventuras  refinadas de estética.

 Composição vermelho,azul e amarelo

Vista de uma casa rural

Casa no rio  Gein

As primeiras pinturas de Mondrian não passam de paisagens holandesas convencionais, mas depois de 1908 -- quando ele reparou nos movimentos de arte  recentes e de  avant-garde  daquele tempo (Simbolismo e Fauvismo ) -- começou a recuar na imitação da natureza. Esta inclinação foi suportada pela sua decisão em 1909 de unir-se à Theosophical Society, cujo misticismo religioso encorajou-o a virar-se  para um mundo espiritual interior.

Árvore vermelha

Finalmente, em 1911, Mondrian descobriu os trabalhos cubistas de Pablo PICASSO e Georges BRAQUE. Então, em Paris (1912-14),  produziu a sua propria versão de Cubismo. Foi  isto um passo muito curto,  das suas árvores cubistas  até às abstrações puras que  começou produzir a partir de 1916.

 Composição Nº1

Por todo a  Grande Guerra,  Mondrian permaneceu na Holanda, um estado neutro. A isolação de Paris neste tempo alimentou um movimento moderno e independente na Holanda,  levando Mondrian e vários outros artistas holandeses a formar  o grupo  DE STIJL (1916), que publicava o seu proprio jornal (De Stijl,1917-32). Lá, Mondrian explicou as suas idéias, que foram mais tarde redigidas no panfleto Neoplasticismo(1920). Ele utilizou linhas retas unidas em ângulos direitos porque acreditava que este seria o ângulo de perfeito equilíbrio. Utilizou vermelho, branco, preto, azul, amarelo, e cinza porque essas cores não são encontradas na sua forma pura na natureza e são portanto as cores mais abstratas. Resumindo, Mondrian desejava que a  sua arte  expressasse uma concepção espiritual, universal, e harmoniosa do universo, contendo um  lugar para a  humanidade.

Mondrian emigrou para os  Estados Unidos em 1940 e faleceu na cidade de Nova Iorque quatro anos mais tarde. Ele influenciou não unicamente artistas ligeiramente mais novos do que ele   tais como Ben Nicholson e Max Bill, mas também, nos anos 50s e '60s, alguns dos abstraccionistas americanos da linha dura. Uma coleção extensa dos  trabalho de Mondrian está preservado no Gemeente Museum, The Hague.


traduzido e adaptado de (desculpem as imperfeições da tradução) http://www.usinternet.com/users/glenedwards/bio.html                   Nesta página (aconselhada pelo cão coxo) encontram-se mais pinturas e links de Mondrian. chive/1995/951023/art.html

Página de links sobre Mondrian: http://www.artcyclopedia.com/artists/mondrian_piet.html


rmni@excite.com