A toca  do cão coxo

2ª versão

[na toca]
[manifesto]
[tanx]
[minhocas]
[compiladores]
[Mondrian]
[ora bolas]
[dona]
[projectos]

1-Vamos fazer uma circunferência!

Não se assustem. Vamos só  tentar perceber um pouco de matemática, para percebermos como se faz uma  circunferência.

É aqui que Pitágoras e o seu teorema vão dar uma ajuda! Observem a figura do lado direito, em que OX é um cateto, OY é outro cateto e OP é a hipotenusa.                                               Já todos sabemos que OP2=OX2 +OY2(a)! Também é verdade que  sen( a)=OY/OP (b.1) e cos(a)=OX/OP (b.2).

Para OP diferente de 0, pode-se escrever a equação (a) da seguinte forma: 1=OX2/OP2 + OY2/OP2(a.2). Substituindo (b.1) e (b.2) em (a.2) vem uma famosa equação da trigonometria:   cos2(a ) + sin2(a) =1.

Agora vamos reescrever (b.1) e (b.2) em ordem a OX e OY: OX=OP*cos(a) e OY=OP*sen(a).  Isto pode-se escrever ainda doutra maneira: x=raio*cos(a); y=raio*sin(a); em que a  varia de 0º a 360º, de 1º em 1º, por exemplo;

Ou seja, se fizermos com a variar de 0º a 360º de 1 em 1 grau, para cada valor que tomar, é calculado as coordenadas (X,Y) de um ponto P  da circunferência.

Só mais duas  coisas:                                                                                

1. as funções seno e coseno têm como argumentos, angulos em radianos; para converter graus em radianos usa-se a seguinte formula:  rad=graus*PI/180               

 2. normalmente é preciso centrar a circunferência no plano... Veja como isso é feito no exemplo dado a  seguir, escrito em linguagem C:

por favor, não passe o rato pelos pontos, que estraga a citfunferencia.

Informações sobre putpixel e outras directivas gráficas simples, podem ser encontradas nos  léxico gráfico.

clique em 2-Vamos melhorar a circunferência para continuar

clique aqui para ver inicio das circuferências


rmni@excite.com